Brasília, DF – Um estudante do curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB) denunciou uma professora da instituição por racismo. O caso, que ocorreu na última quinta-feira (22), foi registrado na ouvidoria da universidade e na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O aluno alega que a docente proferiu diversas afirmações racistas enquanto ele realizava um atendimento em um ambulatório da faculdade.
Segundo o relato da vítima, o episódio aconteceu na presença da mãe de um paciente. A professora teria entrado no local, se dirigido à acompanhante e perguntado o que ela estava achando do atendimento. Conforme a denúncia, a docente teria então afirmado que “não conseguia imaginar como a mãe do paciente se sentia sendo atendida por um estudante preto”.
Ainda de acordo com o estudante, a professora não parou por aí. Ela teria apontado para outro aluno e dito que ele era “preto igual” ao denunciante. Em seguida, completou que, embora tivesse o julgado inicialmente pela cor da pele, o colega havia se mostrado “um bom aluno, apesar de preto”.
Universidade abrirá sindicância
Em nota enviada ao Portal Metrópoles, a Universidade de Brasília informou que, ao tomar conhecimento do caso, adotou “ações imediatas para acolhimento do estudante e encaminhamento do caso”. A instituição garantiu que o aluno está recebendo apoio psicossocial por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DASU), vinculada ao Decanato de Assuntos Comitários (DAC).
A UnB também confirmou que o departamento ao qual a professora está vinculada “vai instaurar uma sindicância investigativa para esclarecer os fatos”.
Na nota, a universidade frisou que “repudia qualquer forma de racismo” e reiterou seu “compromisso com a promoção da igualdade, dos direitos humanos e de um ambiente universitário respeitoso, seguro e inclusivo para todas as pessoas”.
Comentários: