Diversa

Segunda-feira, 23 de Junho de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Notícias Sociedade

Amazonas tem mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada

Estado tem 645 mil famílias no programa social e 562 mil empregos formais; novo modelo da Regra de Proteção busca apoiar transição para autonomia financeira

Amazonas tem mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada
Agência Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Amazonas é um dos 12 estados brasileiros onde o número de beneficiários do Bolsa Família supera o total de trabalhadores com carteira assinada.

Dados do Cadastro Único e do Caged mostram que o estado tem 645.503 famílias no programa social e apenas 562.001 empregos formais, uma proporção de 1,1 família beneficiada para cada trabalhador registrado pela CLT.

Esse cenário revela a dependência de grande parte da população amazonense em relação ao programa de transferência de renda, realidade que também se repete em estados como Maranhão, Piauí, Pará, e outros do Norte e Nordeste. No Maranhão, por exemplo, há duas famílias no Bolsa Família para cada trabalhador formal — o maior desequilíbrio do país.

Publicidade

Leia Também:

Apesar disso, o governo federal aponta sinais positivos. Somente em 2024, 1,3 milhão de famílias deixaram o Bolsa Família após atingirem renda superior a meio salário mínimo por pessoa. Em 2023, esse número foi de 590 mil. O crescimento econômico e políticas de incentivo ao trabalho formal e ao empreendedorismo explicam parte dessa melhora.

Para evitar que famílias percam o benefício ao conquistar renda um pouco acima do limite, o governo criou a Regra de Proteção. Ela permite que pessoas com renda per capita entre R$ 218 e R$ 759 continuem recebendo metade do valor do Bolsa Família por até dois anos. Ao todo, 4,4 milhões de famílias foram incluídas nessa medida entre 2023 e 2024.

A partir de julho de 2025, a Regra de Proteção terá novas regras, com limites de renda e tempo de permanência diferentes conforme o perfil da família. Famílias com integrantes com renda estável, como aposentadoria ou pensão, poderão permanecer no programa por apenas dois meses. A mudança, segundo o governo, busca tornar o benefício mais eficiente e voltado às famílias em maior vulnerabilidade.

Mesmo com essas medidas, o Amazonas ainda enfrenta o desafio de gerar empregos formais em ritmo suficiente para reduzir a dependência dos programas sociais. A indústria local apresentou crescimento no fim de 2023, mas ainda é preciso ampliar oportunidades para garantir que mais famílias possam sair da pobreza com autonomia e segurança.

FONTE/CRÉDITOS: Texto: Maria Souza
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )